tecnológica

Postagens das "Notícias da Semana", atividade semanal onde os alunos dos primeiros módulos dos Cursos Técnicos: Informática e Informática para Internet apresentam notícias relacionadas à área tecnologica - disciplina Lógica de Programação - Profs: Mauricio e Viviana

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

TI deve crescer 7% no Brasil, projeta IDC

SÃO PAULO - O mercado mundial de TI deve movimentar neste ano mais de US$ 1 trilhão e 500 bilhões, crescimento de 5,8% em relação a 2009.

Somente o mercado de infraestrutura, deverá atingir US$ 773 bilhões – 2,7% a mais do que o faturado no ano anterior.
Neste cenário, o Brasil, detentor 1,8% do mercado mundial, deverá crescer 7% em 2010, afirmou o IDC Brasil, durante o IDC Brazil Infrastructure, Storage & Virtualization Conference 2010, realizado na semana passada, em São Paulo.


“Países mais maduros em aquisição de tecnologia como Estados Unidos e Japão irão apresentar taxas de crescimento menores do que as apresentadas por países emergentes. Dentro deste cenário, o Brasil ainda deve ter números medianos quando comparados às de Rússia e Índia”, declara Alexandre Vargas, analista do mercado de infraestrutura da IDC Brasil.

Dentro do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, os gastos devem ser de R$ 32 bilhões e R$ 64 bilhões, respectivamente em 2010. “Os maiores impulsionadores de tecnologia serão os dispositivos móveis, com um crescimento de 24,7% nos próximos anos, e os PCs, com um aumento de 8,6%. Os mercados de servidores e storage juntos correspondem a apenas 1,5% deste total”, completa Alexandre.


Notícia apresentada pelo aluno Ericson 1II - 29/09/2010
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/mercado/ti-deve-crescer-7-no-brasil-projeta-idc-28092010-52.shl

Playstation 3 agora é 100% compatível com 3D

Basta que o usuário faça a atualização do firmware


O console PS3 está pronto para rodar qualquer conteúdo em 3D. Após a atualização para rodar os jogos em três dimensões, realizada em abril deste ano, agora também é possível rodar filmes das mídias Blu-ray com essa tecnologia, por meio da atualização de firmware (v.3.50). Assim que o usuário entra em "Atualizar Sistema", aparece uma mensagem que avisa que a versão do software foi liberada e, depois de ler as regras de uso, vem a mensagem de atualização. Mais de 38 milhões de aparelhos instalados no mundo se tornarão compatíveis com os discos Blu-ray 3D. Basta o consumidor ter um aparelho de TV que suporte o formato para atingir a experiência completa.


Notícia apresentada pelo aluno Cesar - 1IA - 29/09/2010
 
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/games/playstation-3-agora-e-100-compativel-com-3d/14114

Nintendo confirma lançamento do 3DS em fevereiro de 2011 no Japão

O novo videogame portátil 3DS, da Nintendo, que permite ver imagens tridimensionais sem necessidade de óculos especiais, será lançado em 26 de fevereiro de 2011 no Japão.

Para os mercados europeu e americano, a nova versão do DS estará pronta para lançamento por volta do mês de março, segundo informou nesta quarta-feira o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, em entrevista coletiva.

O esperado lançamento do 3DS, que foi apresentado em junho na feira E3 de Los Angeles (EUA) e que no Japão terá um preço de 25 mil ienes (aproximadamente US$ 300), virá acompanhado de um grande número de jogos adaptados às características tridimensionais do dispositivo, entre eles os populares "Kingdom Hearts", "Super Mario Land" e "Legend of Zelda".

O 3DS será compatível, através de sua conexão WiFi, com outras versões do DS, entre elas a DSi e a DSiLL, ou com o console Wii, e incluirá a aplicação "Virtual Console" que permite jogar clássicos da série Game Boy.

Além disso, integrará o "Tag Mode", que permite troca de dados e disputa de partidas entre jogadores que usem o aparelho em um mesmo ambiente.

A nova aposta da Nintendo no mercado dos portáteis estará disponível nas cores "Aqua blue" e "Cosmo black", e incluirá em seu preço o carregador, a caneta para utilização da tela sensível ao toque e uma memória SD de dois gigabytes.

Além disso, o novo console, que pretende consolidar o domínio da Nintendo à frente da Sony (com seu PSP), terá duas câmeras exteriores que poderão criar imagens estereoscópicas (que dão a impressão de três dimensões) a partir de fotos.

Isto permitirá, entre outras opções, configurar os avatares da Nintendo, os Mii, que poderão ser utilizados neste inovador console portátil para identificar o jogador.

Os sensores de movimentos do 3DS permitirão o uso de novas funções tridimensionais, como as desenvolvidas pela Konami para navegar por um espaço virtual através do movimento do dispositivo.

O Nintendo 3DS pesará 230 gramas, e sua tela superior será de 3,25 polegadas, enquanto a inferior terá 3,02 polegadas.



Notícia apresentada pelo aluno Cesar - 1IA - 29/09/2010

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/806344-nintendo-confirma-lancamento-do-3ds-em-fevereiro-de-2011-no-japao.shtml

Google lidera ranking das empresas mais cobiçadas para trabalhar

Pesquisa elaborada nos EUA ouviu 130 mil estudantes de graduação para identificar os empregadores mais atrativos do mundo.

O Google é o “empregador mais atrativo do mundo”, de acordo com uma pesquisa da Universum, empresa de consultoria especializada em reputação de marcas de empregadores.

Segundo o levantamento, que ouviu 130 mil profissionais em início de carreira nas áreas de negócio e engenharia, a Google manteve sua posição pelo segundo ano consecutivo. Já a rival Microsoft foi classificada como o 7.º empregador mais atrativo.

Foi uma queda significativa para a Microsoft, que na pesquisa de 2009 ocupava o 3.º lugar. Mas, no ranking de empresas de engenharia, ela ainda é a segunda empresa mais atrativa, atrás apenas da Google. IBM, Sony, BMW, Intel, General Electric, Siemens, Procter & Gamble e Apple completam a lista das dez mais.

A Cisco foi classificada como a 11.ª empresa mais atraente em engenharia. Outros nomes conhecidos de TI que aparecem no ranking são HP, em 13.º lugar, Dell, em 22.º, e Oracle, em 31.º.

Os ranking foram elaborados com base em uma pesquisa de “aproximadamente 130 mil estudantes de instituições acadêmicas de excelência” que “escolheram as empresas ideais para as quais desejam trabalhar”. A primeira edição da pesquisa ocorreu em 2009.

No ranking geral, a Google é vista como um desafio para as quatro grandes empresas de auditoria – KPMG, Ernst & Young, PricewaterhouseCoopers e Deloitte – que completam a lista dos cinco primeiros.

A sexta empresa mais atrativa para trabalhar é a Procter & Gamble. Depois da Microsoft (7.º) vêm empresas como Coca-Cola (8.º), J.P.Morgan (9.º) e Goldman Sachs (10.º).

A Google, que esta semana celebra seu 12.º aniversário, informou em 30 de junho ter 21.805 mil empregados em tempo integral, depois de contratar 2 mil funcionários em apenas seis meses.

A Microsoft tem cerca de 89 mil empregados, mas demitiu 5 mil desde 2009, sugerindo talvez a razão pela qual tenha caído do 3.º para o 7.º lugar.

A Apple, em comparação, tem 34 mil empregados. Todas as três empresas são superadas pela IBM, que emprega aproximadamente 400 mil pessoas em todo o mundo.
(Jon Brodkin)

Notícia apresentada pelo aluno Cesar - 1IA - 29/09/2010
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/09/29/google-lidera-ranking-das-empresas-mais-cobicadas-para-trabalhar/

Apple processa Nokia na Inglaterra por violação de patente

Nokia acusa empresa de Steve Jobs por usar patentes da empresa.


Briga judicial das empresas saiu da fronteira dos EUA
 
A Apple abriu um processo contra a Nokia na Inglaterra, ampliando a batalha legal das duas companhias sobre patentes para além da fronteira dos Estados Unidos.


"Estamos avaliando as alegações, que parecem ser baseadas em nove patentes de implementação que já são alvo de um processo entre as duas empresas nos EUA", disse um porta-voz da Nokia.

As duas companhias travam uma batalha jurídica desde outubro, quando a Nokia processou a Apple afirmando que a fabricante do iPhone estava usando tecnologias patenteadas da empresa sem pagar por elas.


Notícia apresentada pelo aluno Cesar - 1IA - 29/09/2010

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/apple-processa-nokia-na-inglaterra-por-violacao-de-patente.html

Novo laptop tem 24GB de RAM

Origin PC anunciou hoje o lançamento de um novo laptop da linha EON, o EON17. De acordo com a empresa, o laptop visa gamers e entusiastas, e possui tela de 17.3 polegadas com resolução de 1920 x 1080.




Além disso, o EON17 vem equipado com processador Intel Core i7 quad- ou hexa-core, suporta até duas placas de vídeo GeForce GTX 480M, até 24 GB de memória RAM, disco rígido com até 1 TB ou SSD com 512 GB, drive de DVD ou Blu-ray, leitor de cartões, cinco alto-falantes + 1 subwoofer e saídas DVI e HDMI 1.4.

O EON17 vem com o Windows 7 Home Premium, Professional ou Ultimate e está disponível nos EUA a partir de US$ 2.499 dependendo da configuração.

Notícia apresentada pelo aluno Murilo - 1IB - 29/09/2010
Fonte: http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Novo-laptop-tem-24GB-de-RAM_a40006_z0.aspx

Robô aprende a usar arco e flecha

SÃO PAULO – Um robô humanóide baseado em um projeto open source aprende sozinho a lançar flechas e acertar o alvo.

A invenção é de três pesquisadores do Instituto Italiano de Tecnologia.
Dr. Petar Kormushev, Dr. Sylvain Calinon e Dr. Ryo Saegusa criaram um algoritmo de aprendizado chamado ARCHER (sigla em inglês para “Augmented Reward Chained Regression”).






Ele foi desenvolvido e otimizado especificamente para problemas como os de treinamento de arco-e-flecha, que necessitam de conhecimento prévio do ambiente para serem solucionados. No caso, atingir o centro do alvo representa a pontuação máxima.





Com esta informação inicial, o algoritmo estima os parâmetros com maior probabilidade de cumprir a tarefa. Sua vantagem sobre outros algoritmos de aprendizado é que ele usa muito feedback das informações.
Como o ARCHER é usado para coordenar o movimento das duas mãos, após cada tentativa, o processador de imagens reconhece automaticamente aonde a flecha atingiu o alvo e envia uma resposta ao algoritmo. Assim, da mesma forma que um ser humano, este robô consegue melhorar suas habilidade por tentativas bem e mal-sucedidas.
Os experimentos são feitos em um robô humanóide modelo 53-DOF chamado iCub, que faz parte de um projeto open source europeu .A altura d do robô é de 104cm, sendo a distância entre ele e o alvo de 3,5 metros.
A pesquisa será apresentada em dezembro durante a conferência Humanoids 2010, nos Estados Unidos.

Notícia apresentada  Luis Henrique - 1IB - 29/09/2010
fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/robo-aprende-a-usar-arco-e-flecha-27092010-40.shl