tecnológica

Postagens das "Notícias da Semana", atividade semanal onde os alunos dos primeiros módulos dos Cursos Técnicos: Informática e Informática para Internet apresentam notícias relacionadas à área tecnologica - disciplina Lógica de Programação - Profs: Mauricio e Viviana

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Em 2012, será possível carregar o celular sem uso de fio

A empresa de tecnologia japonesa Fujitsu anunciou nesta quarta-feira a criação de um sistema capaz de recarregar - sem a necessidade de cabos - vários dispositivos eletrônicos, como celulares, câmeras digitais e notebooks. Segundo a companhia, até os carros elétricos poderão eventualmente se beneficiar da novidade.

A tecnologia deverá ser lançada comercialmente no início de 2012. A Fujitsu não revelou quanto ela custará ao consumidor final.

Um protótipo do sistema foi apresentado durante conferência do Instituto de Engenharia, Tecnologia, Informação e Comunicação, na Osaka Prefecture University, no Japão. A tecnologia funciona com base na transmissão de eletricidade a partir de campo magnético.

O sistema sem fio é capaz de cumprir seu papel mesmo estando localizado a vários metros de distância dos dispositivos. A expectativa é que, no futuro próximo, seja possível encontrar pontos de carregamento nas ruas das grandes cidades.

Fonte: http://veja.abril.com.br
 
Notícia apresentada pelos alunos Bianca e José Jonatas - 22/09/2010 - Classe 1IB

Bicicleta aproveita pedaladas para gerar energia

Um projeto desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology é exatamente isso: a bicicleta armazena energia quando está sendo desperdiçada (em descidas, por exemplo) e a utiliza quando estiver subindo.

Isso é possível por conta de um dispositivo presente no aro da bicicleta. Quando a pessoa está subindo uma ladeira, um sensor estimula o motor elétrico e impulsiona através do uso da energia armazenada. O aproveitamento de energia é feito por meio das pedaladas que o usuário dá. Por esse motivo, em uma ladeira, o aproveitamento é maior por conta do menor esforço físico do usuário.

Além de todo o aparato sustentável da bicicleta e do incentivo que ela oferece para você querer usá-la, ela também possui bluetooth e a possibilidade de conectar um smartphone ao guidão para calcular velocidade e distância percorrida.

O preço da novidade irá variar entre US$500 e US$1000.



Notícia apresentada pelos alunos Bianca e José Jonatas - 22/09/2010 - Classe 1IB


RIC- sua nova carteira de identidade

Até 2017 o Governo Federal espera que 150 milhões de pessoas tenham sido recadastrados no RIC, projeto que contempla um documento único e com chip para todos os brasileiros.


Em 2009, o Governo Federal começou a colocar em prática o RIC – Registro Único de Identificação Civil -, um projeto que, quando totalmente implementado, prestará um registro único para todos os cidadãos brasileiros. Este número ficará guardado em uma central de informações e será utilizado sempre que for necessário criar um novo documento.

O documento será semelhante a um cartão de crédito, contando ainda com um chip com diversas informações a seu respeito, como altura, impressões digitais, etc.

Este novo documento, instituído pela Lei 9.454 de 7 de abril de 1997, foi criado para facilitar a vida do cidadão brasileiro. Com ele você será cadastrado em uma central nacional de informações, com todas as suas informações datiloscópicas, fotografia 3x4, números de documentos (RG, CPF, título de eleitor, PIS/PASEP, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação) e também dados como altura e cor dos olhos.

O RIC só foi viabilizado por meio de um investimento de 35 milhões de dólares feito pelo Governo Federal em 2004, na aquisição do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais. Esse sistema foi repassado ao Ministério da Justiça, o responsável pela identificação dos cidadãos, que planeja que até 2017 o total de 150 milhões de brasileiros façam parte do RIC.



Ao invés de ter que informar seu número de CPF, RG, título de eleitor e tantos outros documentos que existem, apenas uma única sequência numérica dará conta de tudo o que é preciso saber acerca de sua identidade civil.

Para retirar o seu RIC serão coletadas suas impressões digitais através de um scanner (não será mais preciso sujar os dedos!), fotografia, assinatura, além dos dados do biótipo citados acima. No cadastro constarão os números de todos os documentos que você possui e todas essas informações estarão dentro do chip presente no novo documento.

Seus antigos documentos de papel ou plástico ainda continuarão a valer normalmente, mesmo após a retirada do Registro Único de Identificação Civil, até porque a retirada do novo documento é facultativa, segundo a Polícia Federal. Ou seja, o novo cadastramento será realizado com todos os brasileiros, mas o documento só terão aqueles que desejarem.

Além da segurança presente neste dispositivo, o documento único será confeccionado sob medidas de segurança avançadas, em um documento de seis camadas, com impressão com tintas especiais sobre fundos complexos, além de o cartão contar com marcas d’água, o que tornaria a falsificação algo extremamente difícil, praticamente impossível.

Desde 1997 o projeto circula pelos corredores da câmara e senado brasileiros e somente no ano passado, 2009, começou a ser realmente divulgado o seu real intuito. Após 13 anos, finalmente começam a ser dadas informações concretas acerca do lançamento da tecnologia.

O Rio de Janeiro será o primeiro estado a implementar a nova tecnologia, a partir de outubro, mas somente em dez anos o RIC deve passar a atingir a imensa maioria da população brasileira. Até que todos tenham acesso ao Registro.

Por enquanto apenas as primeiras vias do documento serão emitidos no novo formato, ou seja, reimpressões ainda estarão sendo distribuídas no formato antifgo. Até lá, o RG ainda valerá como documento oficial de identificação no Brasil.

Notícia apresentada pelos alunos Bianca e José Jonatas - 22/09/2010 - Classe 1IB

Em pé em uma cadeira de rodas

O designer inglês Tim Leeding apresentou recentemente o conceito de uma cadeira de rodas que promete facilitar a vida de pessoas com dificuldades motoras. A Leeding E.D.G.E, nome dado ao projeto, possui alavancas manuais que ajudam o usuário a ficar de pé e se locomover sem ajuda de terceiros. Em segundos o mecanimo da cadeira impulsiona o usuário para a posição vertical, sem esforço ou complicações.


O objetivo do criador é auxiliar as pessoas tanto fisicamente quanto socialmente. Ele acredita que, com o usuário de pé, os contatos sociais fiquem mais próximos, como o aperto de mão e a conversa com os amigos. Tim também fez questão de modificar a aparência da cadeira de rodas, e criou um design funcional e super moderno, que nada lembra as cadeiras convencionais.

Além do lado social, outro fator importante para o designer é a possibilidade de melhorias físicas para o usuário. O enfraquecimento das articulações, normalmente causado devido ao uso constante de cadeiras de rodas tradicionais, pode ser amenizado. Ele explica que ao ficar em posição vertical, o usuário exercita suas articulações pelo movimento executado.

Por se tratar de um desenho conceitual, o produto precisa passar por diversos testes clínicos antes de ser comercializado. De qualquer forma, Tim acredita que projetos como esse têm futuro, além de trazer esperança de uma vida melhor.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br


Notícia apresentada pelos alunos Bianca e José Jonatas - 22/09/2010 - Classe 1IB

AMD Lança Seis Novos Processadores para Desktop

A AMD amplia sua oferta de processadores para micros de mesa com o lançamento de seis novos modelos. Na tabela abaixo você confere os modelos lançados e suas principais especificações técnicas.




Notícia apresentado pelo aluno Breno - classe 1IB - 22/09/2010

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/noticias

AiRScouter: um visor transparente que projeta imagens direto na retina

Empresa japonesa lança um produto inovador na categoria, com visor transparente e melhor projeção


A empresa japonesa Brother Industries lançou no Brother World Japan 2010 o AiRScouter, um óculos que projeta imagens diretamente na retina do usuário. Esse tipo de tecnologia existe há alguns anos. A diferença é que o AiRScouter tem um visor transparente e permite que a pessoa enxergue tudo ao mesmo tempo: tanto a imagem projetada quanto as coisas ao seu redor.

A projeção é feita por um feixe de luz que reflete uma imagem (no tamanho de uma tela de 16 polegadas) flutuante apenas a 1m dos olhos. No vídeo abaixo, dá para ter uma ideia de como os óculos funcionam.

Fonte: Olhar Digital. 17 de setembro de 2010


Notícia apresentada pela aluna Bruna - classe 1IB - 22/09/2010

MSN 2011: explore as novidades da versão Beta do comunicador

Veja como integrar seus amigos do Facebook e Myspace à lista de contatos, além de aprender a utilizar outros recursos da nova versão




Difícil encontrar um internauta brasileiro que não tenha uma conta no Messenger. E enquanto alguns têm o MSN por pura obrigação, outros adoram passar horas e horas batendo papo online. Para não perder o reinado, o time da Microsoft precisa sempre inovar. Em meio a tantas novidades no mundo das redes sociais, eles precisam ficar de olho e se integrar a todas elas. Tanto é que a versão 2011 do comunicador, que já está disponível em versão Beta para download, traz alguns recursos bastante interessantes. Um deles é a possibilidade de adicionar os contatos do Facebook e do MySpace à lista.

Logo que você instala a nova versão, o sistema já pergunta se você quer fazer a importação dos contatos. Caso queira puxar seus amigos do Facebook, clique aqui, insira seu login e senha, escolha as opções de segurança e privacidade e pronto, todos os contatos que estiverem dentro de sua seleção passarão a fazer parte da lista. Agora, você poderá conversar com todos eles utilizando uma única interface, que é a do MSN. O mesmo acontece com os amigos do Myspace. O processo é exatamente o mesmo.

Outro detalhe interessante é que o MSN pode ser exibido dessa forma aqui a partir de agora. No lado esquerdo, uma espécie de jornal personalizado, com os destaques das redes sociais de todos os seus amigos, é exibido. Fotos, últimos posts e comentários, vídeos, emails... Para a janela ser exibida ou escondida, é só você clicar neste botão.

Uma outra função bastante interessante do MSN 2011 é a seguinte: nas versões anteriores, você podia ficar invisível para todos e mesmo assim, conversar com quem quisesse. Mas para enviar um arquivo ou fazer videochat, por exemplo, precisava ficar online. Agora, olhar só: você pode ficar online apenas para uma pessoa! Assim, você pode fazer tudo isso sem que outros o vejam. Bem legal, né?

Para baixar o MSN 2011, é só clicar no link que acompanha esta matéria. Aproveite, desde já, as novidades que estarão nos computadores de todos só no ano que vem

Fonte: Olhar Digital. 20 de Setembro de 2010

Notícia apresentada pela aluno Breno - 1IB - 22/09/2010

Estradas do futuro conduzindo eletricidade e internet de alta velocidade

Projeto-conceito vislumbra um futuro em que nossas estradas seriam cobertas por telas que captam a energia solar. Parte da energia poderia ser transferida para os carros, tornando o gasto de combustível desnecessário



E se a rua gerasse energia e fosse uma tela de LCD? Parece loucura, né? Mas é o que alguns cientistas americanos estão pesquisando. No que depender do trabalho deles, no futuro, nossas estradas serão cobertas por telas que captam a energia solar. Se todas as estradas fossem cobertas por placas solares, o sistema seria capaz de produzir três vezes mais energia do que o planeta consome. E o melhor: tudo isso é energia limpa. Some a isso a possibilidade de transmitir, pela própria estrada, internet, tv a cabo e várias outras formas de comunicação que vierem a surgir no futuro. Também seria possível emitir mensagens pela tela de LEDs e transferir energia para os carros, via indução magnética. Ou seja: acabaram-se os gastos com combustível. Toda a energia necessária para a movimentação da frota viria do sol e das placas, que armazenariam a energia ali mesmo.

O problema enfrentado hoje pelos cientistas é que as placas precisam ser fortes o suficiente para aguentar o peso de caminhões, sem falar nas ações do tempo. Mas eles garantem: as pesquisas estão avançando bastante nesse sentido. Quem sabe, num futuro não muito distante, nossas estradas serão desse jeito? A gente espera que sim!

Fonte: Site Olhar Digital 15 de Setembro de 2010

Notícia apresentada pelo aluno Bruno - 22/09/2010 - classe 1IB

Acer pode ter laptop com duas telas

Depois de e-readers e tablets com duas telas sensíveis ao toque, agora estão começando a surgir PCs. Depois da Microsoft e da Toshiba mostrarem seus gadgets cobertos de LCD, a bola da vez é da Acer.


O laptop acima tem duas telas de 15 polegadas sensíveis a multitoque. Ele foi fotografado por uma fonte do site Tech Review Source. Na tela superior é possível ver o Windows 7 rodando. Na inferior estão o teclado e o touchpad virtuais. Certo, o teclado virtual não parece ser muito cômodo, mas pode permitir customizações e outros luxos não imagináveis em um teclado físico.

Também seria possível inverter as imagens de posição, colocando a da tela de cima na de baixo e vice-versa. Não parece fazer muito sentido, já que, para usá-lo assim, seria preciso virar o PC de cabeça para baixo.

O modelo posando na fotografia ainda é um produto em desenvolvimento, com possível lançamento esperado para o fim de 2011, no mínimo, segundo o site. Mas é bom lembrar que há boas chances de ele nem alcançar as linhas de produção, como o finado tablet da Microsoft. Chamado de Courier, o conceito do tablet gerou grandes expectativas, mas teve uma morte prematura este ano. Por outro lado, talvez mais gadgets do gênero surjam em 2011. Assim, aumentariam as chances de a Acer querer entrar na festa e, que sabe, lançar o notebook.

Vale mencionar que o laptop pode mudar muito até alcançar as prateleiras. Por enquanto, o modelo em desenvolvimento tem um Core i5 de 2,67 GHz.

Notícia apresentada pela aluna Mayara - 15/09/2010 - classe 1IA

Robô ganha a capacidade de enganar inimigos

Pesquisadores conseguem transformar robô em guerrilheiro ardiloso, capaz se comportar de maneira enganosa e colher informações sigilosas

Segunda-feira, 13 de setembro de 2010 às 14h25

Após alguns experimentos, pesquisadores da Georgia Institute of Technology conseguiram resultados positivos na interação entre humanos e máquinas. A ideia é que no futuro robôs entrem no campo de batalha e consigam enganar os inimigos para conseguir informações valiosas, ou até mesmo acalmar uma vítima em estado de pânico. A Office of Naval Research, empresa financiadora do projeto, acredita que estes artifícios comportamentais possam ser úteis para várias áreas, especialmente em operações militares de busca ou salvamento.

O primeiro passo da pesquisa foi ensinar ao robô como reconhecer uma situação que justifica a fraude. Isso porque, apesar das inúmeras vantagens de haver robôs com capacidade de enganar, há também implicações éticas que precisam ser consideradas para garantir o bem-estar da sociedade. Segundo Ronald Arkin, professor da Georgia Tech School of Interactive Computing, há uma preocupação com a criação destes robôs. Por isso, a escola incentiva discussões sobre a adequação de regras e restrições para o desenvolvimento desses sistemas.

Notícia apresentada pela aluna Júlia - 15/09/2010 - classe 1IA